Pesquisas apontam que a média para buscar por uma oportunidade no Brasil em 2018 é de 14 meses. Você faz parte dessa média? Ou está entrando nela?
Está com dificuldades para ser chamado para entrevistas? Você tem a síndrome da metralhadora? Acha que o o QI é que vale para conquistar a vaga tão almejada?
Veja aqui 10 dicas que poderão te auxiliar nesse processo de busca:
-
Conecte-se com seu objetivo e fuja da síndrome da metralhadora!
É muito importante foco e determinação para encontrar um emprego bem alinhado às suas expectativas. Invista um tempo para se entender, buque entender o que te faz feliz e o que você não gosta para ser o mais assertivo possível. A síndrome da metralhadora acontece com aqueles que atiram para todos os lados e passam uma ideia de desespero e despreparo para os recrutadores. Escolha o caminho e persista !
2. Use a Tecnologia a seu favor!
Pense que estamos na era digital. A Inteligência artificial está cada vez mais presente, fazendo o trabalho de recrutamento para as empresas e isso acontece com uso estratégico de dados e palavras- chave. Quanto mais as informações estiverem disponíveis e de forma estratégica para o seu objetivo nos cadastros online, mais chances você terá de ser encontrado para as oportunidades em aberto.
3. Cuide do seu Marketing Digital!
CV, Linkedin e Redes Sociais devem estar atualizadas e com linguagem e formato alinhado às expectativas do mercado. Converse com profissionais da sua área e colha feedbacks sobre a imagem que você está passando.
4.Trabalhe na sua Autoimagem!
Além das redes sociais, precisamos estar bem apresentados pessoalmente. Pense em como você quer ser reconhecido daqui a um ano. Quais são as roupas, o tipo de cabelo, estilo de assessórios e cuidados pessoais que você precisa desenvolver para transmitir o que você deseja? Comece agora! Não espere a vaga chegar para se cuidar, pois atraímos as oportunidades pelo o que somos e não pelo o que queremos ser.
[Teste se a sua autoimagem está congruente com o seu objetivo: Inscreva-se em nosso desafio GRATUITO ACELERA RECOLOCAÇÃO: De 19/11 a 23/11]
5. Trabalhe seu networking
Comunique aos seus contatos como você está e o que você deseja. Só assim as pessoas conseguirão realmente te ajudar.
[Aprenda como fazer um ótimo networking: Inscreva-se em nosso desafio GRATUITO ACELERA RECOLOCAÇÃO: De 19/11 a 23/11]
6. Aumente todo os dias o seu networking!
Desenvolva mais contatos estratégicos para o seu objetivo! Use e abuse dos filtros de busca do Linkedin.
Inscreva-se em nosso desafio GRATUITO ACELERA RECOLOCAÇÃO:de 19/11 a 23/11
7. Planeje sua rotina de busca!
Encare a sua busca como o seu TRABALHO ATUAL e faça um planejamento mínimo para sua rotina de busca. Quais horários por dia você estará trabalhando em prol do seu objetivo? Cumpra essa rotina para ir aumentando aos poucos o tempo de dedicação. O importante e cumprir as metas estabelecidas no planejamento para firmar o hábito de entrega e comprometimento consigo mesmo.
8. Escolha os canais de busca de forma estratégica!
Faça uma pesquisa prévia em quais canais de busca pode ter mais oferta de oportunidades coerentes com o que você busca. Cada canal possui uma característica diferente. Busque referências antes de investir seu tempo sem conhecimento prévio.
9. Olhe para sua concorrência!
Pesquise o que os seus concrorrentes estão fazendo ou como eles se apresentam. Esteja sempre se atualizando de acordo com as movimentações do mercado. Uma boa dica é: pesquise pessoas no Linkedin que já estão ocupando cargos parecidos com o que você almeja, isso pode trazer ótimos insights para melhorar sua comunicação ou começar a se desenvolver em algum ponto que você sinta que vai fazer a diferença.
10. Seja otimista!
O otimismo é que mais atrai as oportunidades. “O pessimista vê dificuldades em cada oportunidade. O otimista vê oportunidades em cada dificuldade.”(Winston Churchill)
Quer acelerar sua recolocação ainda em 2018?
- VEEM COM A GENTE E SE INSCREVE GRATUITAMENTE NO DESAFIO 5 DIAS ACELERA RECOLOCAÇÃO, de 19/11 a 23/11. INSCRIÇÕES AQUI: http://bit.ly/2JLQP2w
Boa sorte! Precisa de ajuda?
Bruna Leonardi.
Especialista em Carreira