3 Dicas para você ser mais Produtivo na Era Digital:

Carreira, Era Digital, futuro do trabalho, trabalho

Na era digital sofremos bombardeio de informações a todo momento. Temos notícias em tempo real e de qualidade sempre. É difícil saber usar todas as ferramentas da melhor forma para ser produtivo. Redes sociais e aplicativos podem trazer muitas facilidades, porém, se não forem estrategicamente pensados e gerenciados, terão o efeito contrário resultando em perda de tempo e falta de foco.

Aliar a tecnologia à otimização das nossas entregas tem um grande poder de aumentar nossa produtividade no dia-a-dia.

Seguem abaixo algumas dicas da WakeUp para você organizar sua vida e se tronar uma pessoa mais produtiva na sua Carreira:

  1. Organize e limpe seus contatos no Facebook e no Instagram. Siga pessoas que postem informações relevantes para você, aquelas que são referências no seu mercado. Otimize seus feeds de notícias para eles serem direcionados e produtivos como uma boa fonte de informação.
  2. Controle seu tempo lendo informações irrelevantes durante uma semana. Tente direcionar melhor o seu tempo para o que é relevante para você.
  3. Use a tecnologia e os aplicativos a seu favor! Separamos aqui alguns aplicativos que podem ajudar você a se organizar melhor com a organização de informações e tarefas para se tornar cada vez mais produtivo:
    • Evernote: O programa é uma espécie de banco de anotações para tudo o que você quiser. Para quem passa o dia trabalhando com informação e precisa catalogá-las de uma maneira mais eficiente, é a solução ideal. O Evernote está disponível em diversas plataformas. Você pode acessar as informações, que ficam guardadas de forma segura na nuvem, a partir de dispositivos como computadores, smartphones, por um navegador, por um relógio inteligente, entre outros dispositivos. Eles organiza as informações e é muito fácil de captura-las. Você guarda tudo em espécies de “armários e gavetas” organizado da forma que fizer mais sentido para você.
    • Trello: É um sistema de quadro virtual (Web e mobile) para gerenciamento de tarefas que segue o método “kanban”, muito usado no desenvolvimento com Scrum. Ele permite a criação de diversos quadros, nos quais podemos criar quantas colunas quisermos, envolver colaboradores, elencar prazos e prioridades para cada tipo de projeto e tarefas.
    • Wunderlist: É um aplicativo para organizar tarefas e projetos pessoais ou no trabalho em formas de listas online. Além disso, todas as suas atividades podem ser sincronizadas com o aplicativo para Android, iPhone (iOS),  e relógios inteligentes.
    • Todolist: É um aplicativo para organizar ideias, metas diárias, planos futuros, passa a ter uma visão do todo e enxergar seus compromissos de forma mais organizada.

Não existe uma receita que funcione para todos, cada pessoa tem o seu estilo e a sua forma de se organizar. Fato é que a tecnologia ajuda muito neste processo.

Você precisa experimentar e estar sempre aberto a novas formas de fazer suas tarefas para se tornar cada vez mais produtivo.

Boa sorte!

 

Bruna Leonardi

Especialista em Carreira.