Transição de carreira: você está preparado?

Recolocação, Sem categoria, trabalho

Olá estimados leitores!

Muito prazer, sou a Pricila! Integrante nova do time WakeUp! Agradecida por poder fazer parte da história dessa sensacional empresa!

Pois bem, inicio meus trabalhos com escrita aqui no blog com a seguinte demanda: Transição de carreira: Você está preparado?

Certamente, você deve ter pensado: já pensei em tentar, mas não sei se conseguiria. Ou outra frase remetendo ao fato de não tentar.

Realmente, é algo que por vezes pode demandar cautela, tempo e energia. Não será da noite para o dia que você dominará o “mundo” novo que se abre.

E quando digo cautela, remeto-me ao fato de você olhar o cenário de maneira geral e ir tomando as decisões assertivas. E esse tempo, pode ser em 30 dias, 60, 90 dias, um ano ou até mais.

Segue com algumas dicas para preparar-se:

  • Calma. É a primeira dica que lhe dou. A calma te dá uma melhor visão de todos os parentes que podem surgir e que você inevitavelmente enfrentará.

Ah, mas eu sou muito agitado(a),  saio logo fazendo e resolvendo.

Tudo bem. Não tem problema, aliás, o mundo é composto por inúmeras personalidades. Única coisa que lhe digo é para cuidar da sua saúde mental.

  • Entenda seu perfil profissional. Busque ajuda para saber quem é realmente você dentro da organização da qual você faz parte hoje e veja as possibilidades do mercado de trabalho.

 

  • A futura empresa. Geralmente, quando estamos buscando novas oportunidades de trabalho, elas não se encontram onde residimos, nesse momento temos de tomar a decisão de permanecer onde estamos ou encarrar em dose dupla o desafio (residência e empresa).

 

  • Mente aberta. Novos lugares, precisam que estejamos com a mente aberta a entender a cultura que a empresa têm, os processos dela, a pessoas que fazem parte.

 

  • Empatia. Tenha empatia por si próprio e por outras pessoas as quais você tomando conhecimento. Tenha empatia para compreender que muitas ideias nascem a partir de trocas, aqui sugiro a ouvir empático.

 

  • Busca por conhecimento. A partir do momento que você entende que uma nova etapa se inicia na sua trajetória profissional, você poderá se deparar em diversas situações diferentes e demandaram conhecimento, logo, você literalmente terá de estudar. Alias, nesse novo cenário que temos, o estudo é basicamente trabalho.

 

Espero que essas dicas possam lhe ajudar na sua transição, e se estiver pensando em fazê-la, também poderão lhe auxiliar, pois traduzem reflexões que você possa ter.

Transição de carreira: tudo o que você precisa saber para mudar

Um super abraço,

até mais!!!